Notícias

Planejamento nacional do MP é lançado em Brasília com a participação da ANPT

Foi lançado na tarde desta segunda-feira (14/03), em Brasília, o projeto do primeiro planejamento estratégico nacional do Ministério Público, idealizado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). O presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Sebastião Vieira Caixeta, e o vice-presidente, Carlos Eduardo de Azevedo Lima, participaram do evento realizado na sede da Procuradoria-Geral de Justiça Militar (PGJM).
Segundo a presidente da Comissão de Planejamento Estratégico do CNMP, conselheira Claudia Chagas, o projeto não vai afastar os planejamentos estratégicos já existentes em algumas instituições. Para ela, a ideia é justamente aproximar os ramos do Ministério Público (MP) e contribuir para reflexão e aprimoramento da instituição como um todo. “Esse é o momento para encontrarmos nossas convergências e estabelecermos objetivos comuns e ações integradas, respeitando sempre a autonomia e as peculiaridades de cada instituição", disse.

O procurador-geral da República e presidente do CNMP, Roberto Gurgel, destacou que o planejamento nacional do MP vai facilitar o cumprimento da missão constitucional da instituição e lembrou, ainda, a importância da unificação dos ramos do Ministério Público. “É um passo importante em prol da efetividade do MP”, completou. Gurgel destacou três pontos fortes do trabalho: conseguir a unidade do MP, manter a autonomia funcional entre seus membros e, também, não perder a independência entre os ramos. “Temos que aperfeiçoar a instituição para melhor contribuir para a sociedade”, lembrou.

A metodologia do planejamento que foi apresentada durante o encontro foi definida pelo CNMP com a participação de procuradores-gerais e de entidades de classe do Ministério Público, entre elas a ANPT. Estão previstos encontros regionais com a participação de representantes de cada ramo do MP e um encontro sobre as atividades-meio, em Brasília. As reuniões regionais acontecem em Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza, Belém e Porto Velho, nos meses de março, abril e maio.

Contato

 
SBS Quadra 2 Bloco "S" Ed. Empire Center
Salas 1103 a 1108 11º andar
Brasília/DF CEP: 70070-904
 
(61) 3325.7570 e Fax.: 3224.3275
 
anpt@anpt.org.br