ANPT prestigia reabertura do Memorial do MPT e lançamento do Canal da Ouvidoria da Mulher

Na terça-feira, dia 12 de setembro, na sede da Procuradoria-Geral do Trabalho (PGT), em Brasília, o presidente da Associação Nacional dos Procuradores e das Procuradoras do Trabalho (ANPT), José Antonio Vieira, participou da cerimônia de reabertura do Memorial do Ministério Público do Trabalho (MPT) e de lançamento do Canal da Ouvidoria da Mulher.

 

Compuseram a mesa de honra, além do presidente da ANPT e do procurador-geral do Trabalho José de Lima, que a presidiu, a vice-procuradora-geral do Trabalho, Maria Aparecida Gugel, a ouvidora e presidenta da Comissão Permanente de Gestão Documental e Memória do MPT, Heloísa Rego Pires, o ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Alberto Balazeiro, o diretor-geral adjunto da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), Manoel Jorge e Silva Neto, e o conselheiro-secretário do Conselho Superior do MPT, Fábio Leal.

 

O Memorial está localizado no segundo andar do edifício-sede da PGT e visa à preservação da história da Instituição, destacando o papel de promotora dos direitos sociais fundamentais.

 

O Canal da Ouvidoria da Mulher tem por objetivo o recebimento de denúncias de violência contra a mulher no ambiente de trabalho e pode ser acessado presencialmente, por telefone, por e-mail ou por um formulário disponível no site do MPT.  Há um espaço de acolhimento das vítimas e a garantia de redirecionamento das demandas que não envolvam questões trabalhistas aos órgãos competentes para processá-las.

 

“Que o Ministério Público do Trabalho siga construindo a sua história, à altura da nobilíssima missão que a Constituição da República lhe confiou, que ela seja fielmente retratada e que o Memorial esteja em constantes aprimoramento e atualização! Que o MPT se mostre cada vez mais disposto a ouvir a sociedade, muito especialmente as mulheres, as minorias e a parcela mais vulnerável da população! Parabéns a todas e a todos que, de algum modo, contribuíram para os dois grandes feitos que ora celebramos!”, exortou o presidente José Antonio Vieira, que saudou efusivamente a associada Heloísa Rego Pires.

 

 

 

Fotos: Ubirajara Machado/MPT