Procurador-geral do Trabalho Alberto Balazeiro toma posse como Ministro do Tribunal Superior do Trabalho

O procurador-geral do Trabalho, Alberto Bastos Balazeiro, filiado à Associação Nacional dos Procuradores e das Procuradoras do Trabalho (ANPT) desde o ingresso na carreira do Ministério Público do Trabalho (MPT), em 2008, foi empossado no cargo de ministro do Tribunal Superior do Trabalho nesta quarta-feira (21).

Balazeiro ocupa a vaga decorrente da aposentadoria do ministro João Batista Brito Pereira, também oriundo do MPT. O presidente e a vice-presidenta da ANPT, José Antonio Vieira e Lydiane Machado, participaram da posse administrativa. A solenidade será realizada em data a ser oportunamente divulgada.

Alberto Bastos Balazeiro

Balazeiro ingressou na carreira do MPT em 2008. Por dois mandatos consecutivos, de 2013 a 2017, foi procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho na Bahia. Ocupou o cargo de Diretor-Geral Adjunto da Escola Superior do Ministério Público da União e foi diretor de Assuntos Legislativos da ANPT.

É mestre em Direito pela Universidade Católica de Brasília, tendo dissertado sobre o tema “Atuação do Ministério Público do Trabalho no Combate à Corrupção".

À frente do MPT desde agosto de 2019, deixará um legado institucional de extrema relevância, marcado pela resolutividade, pela interlocução e pela eficiência.