ANPT realiza 2º Encontro Nacional Virtual dos Procuradores e Procuradoras do Trabalho

A Associação Nacional dos Procuradores e das Procuradoras do Trabalho (ANPT) realizou, no último dia 15 de julho, o 2º Encontro Nacional Virtual dos Procuradores e das Procuradoras do Trabalho. O evento foi transmitido via internet para o congraçamento de mais de 200 associados e associadas, prestou homenagem especial aos mais recentemente aposentados e aposentadas e ressaltou conquistas importantes do primeiro ano de mandato da atual diretoria, como a mudança do nome associativo, que passou a refletir a equidade de gênero.

A mesa de honra foi composta pelo presidente, José Antonio Vieira, a vice-presidenta, Lydiane Machado, o procurador-geral do Trabalho, Alberto Balazeiro, o conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público, Sebastião Caixeta, a diretora de assuntos de aposentados e aposentadas, Denise Lapolla, e o presidente do Colégio de Delegados e Delegadas, Waldir Bitu.

José Antonio Vieira iniciou o seu pronunciamento celebrando a formal autorização recebida da assembleia geral para se apresentar como presidente da Associação Nacional dos Procuradores e das Procuradoras do Trabalho, “em nome da igualdade, da empatia e da solidariedade”. 

“Parece que foi ontem. Já são, todavia, mais de trezentos e sessenta e cinco dias. O atual cenário social, político e econômico claramente não nos é favorável e as dificuldades do movimento associativo agigantaram-se.  Não há um dia sequer de trégua na defesa das superiores aspirações da sociedade, da Instituição, da categoria, de cada associado e associada. A luta não cessa!”, afirmou o Presidente, referindo-se aos primeiros doze meses de gestão.

“Tenho certeza de que cada procuradora e cada procurador tem se munido da mais profunda resiliência para se colocar a serviço do povo brasileiro em uma perspectiva de que tantas tristezas deixem de ser normalizadas. Acredito que a motivação para isso reside na vocação de ser protagonista de um mundo que parece utópico, mas que pode ser alcançado com trabalho e, sobretudo, com empatia. Vocês são motivo de orgulho para a ANPT, para a sociedade e para a família de vocês”, enfatizou a vice-presidenta.

O procurador-geral do Trabalho, Alberto Balazeiro, recém-nomeado ministro do Tribunal Superior do Trabalho, agradeceu o convite para participar do encontro. “É com grande alegria, emoção e gratidão que faço uso da palavra nesse que certamente será o último congraçamento da nossa ANPT na minha condição de procurador-geral do Trabalho. Eventos como este são fundamentais para que possamos reforçar os laços que nos unem com o propósito de servir a uma Instituição tão nobre e essencial para a nação brasileira”, declarou.

O Conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público, Sebastião Caixeta, louvou o “trabalho compartilhado, convergente, em rede, articulado, em verdadeira parceria”. “O que importa”, prosseguiu, “é a defesa intransigente dos direitos e das prerrogativas dos membros do MPT e dos interesses da Instituição, que transcende e está acima de todos, que somos transitórios, num desenho institucional perene”.

O presidente do Colégio de Delegados e Delegadas, Waldir Bitu, saudou a oportunidade de rever os colegas e as colegas. “Este encontro está recheado de afeto, descontração e relaxamento, pensados com todo o carinho pela ANPT para minimizar o distanciamento entre seus associados e associadas, o que remete a Cora Coralina – ‘se crescemos com os golpes duros da vida, também podemos crescer com os toques suaves na alma’, principalmente quando tivemos um ano e meio como nunca tínhamos vivido antes, vivenciando medo, angústia, sustos, perdas, dor, saudade, reflexões e ensinamentos”, consignou.

       

Homenagem a associadas e associados aposentados

Foram homenageados, pelas décadas de dedicação ao Ministério Público do Trabalho, à sociedade, às colegas e aos colegas, as associadas e os associados aposentados Ângela Cristina Santos Pincelli, Beatriz de Holeben Junqueira Fialho, Jaime Roque Perottoni, Luiz Eduardo Aguiar do Valle, Maria da Glória Martins dos Santos, Paulo Eduardo Pinto de Queiroz e Rogério Rodriguez Fernandez Filho, que fez uso da palavra em nome dos demais, registrando o “ineditismo do evento do ponto de vista da imediatidade entre o ato da aposentadoria e a homenagem prestada”. Para ele, as marcas deixadas pelos que agora se aposentam são a coragem, a lealdade, a generosidade e “o amor em seu sentimento atual: o afeto”. 

Foram projetados vídeos com declarações de colegas, dirigidas aos homenageados e homenageadas.

         

A diretora de assuntos de aposentados a aposentadas, Denise Lapolla, destacou que “todos e todas fizeram o melhor enquanto estiveram na ativa e, agora, com muito merecimento, gozam da aposentadoria. Muito há para ser vivido ainda. De outras formas, com outras cores. Desejo sinceramente que a vida neste novo momento lhes seja leve e cheia de novas realizações”.

Todos e todas receberão uma placa assinada pelo presidente e pela vice-presidenta, em nome da classe.

Nova arte do Prêmio Evaristo de Moraes Filho

Foi exibida a nova arte do Prêmio Evaristo de Moraes Filho, criado em 1998, para prestigiar os melhores arrazoados e trabalhos doutrinários produzidos, anualmente, pelos associados e associadas.

Placa comemorativa da alteração do nome da Associação

Em respeito à equidade de gênero, por deliberação da assembleia geral realizada em 22 de junho deste ano, a denominação a ANPT passou a contemplar as procuradoras do trabalho, cujos nomes estão gravados no fundo da placa comemorativa do marco histórico.

Para ver a gravação do Encontro, acesse o Espaço do Associado e clique no banner do evento. Registre-se que, além dos mais de 200 associados e associadas que ingressaram na plataforma ao vivo, já havia, até o momento da edição desta matéria, cerca de 90 (noventa) visualizações posteriores.