“O poder judiciário e o Ministério Público precisam ser respeitados e valorizados”

Procuradores, juízes e promotores estiveram reunidos nesta quarta-feira (21/09), em Brasília, para participar do Dia Nacional de Valorização da Magistratura e do Ministério Público. Ao todo, o evento, organizado pela Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público da União (Frentas), sob a coordenação da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), reuniu cerca 2 mil participantes. Juntos eles chamaram a atenção do Congresso Nacional e do governo para questões como uma política remuneratória que recomponha as perdas inflacionárias e um sistema de saúde, previdência e segurança adequado.
Segundo o presidente da ANPT, o ato nacional, que é histórico, teve uma pauta de reivindicações muito bem definida. Para o coordenador da Frentas o movimento ficará na história do universo associativo dos membros do Ministério Público e do judiciário brasileiro e, também, nos anais do Congresso Nacional e na história do país.

Caixeta informou, ainda, que “nós estamos aqui muito mais do que pra reivindicar segurança, saúde, previdência, uma política remuneratória para membros do MP e magistrados. Nós estamos aqui para dizer que o poder judiciário e o Ministério Público brasileiro precisam ser respeitados, valorizados”, completou. Para o procurador, essa atitude certamente beneficiaria, também, a sociedade brasileira. “Como uma magistrado, um membro do MP pode defender os direitos do povo brasileiro, fazer valer os direitos previstos na Constituição se ele próprio tem direitos mínimos, básicos, ameaçados e desrespeitados nesse pais? ”, ponderou.

Por fim, Sebastião Caixeta afirmou que hoje seria apenas o início do “Dia Nacional de Valorização da Magistratura e do Ministério Público”, porque, segundo ele, “nós iniciamos aqui uma jornada de uma vida inteira de valorização, vigilância e que sempre que necessário teremos que aqui, e em todos os lugares, denunciar o descumprimento das nossas prerrogativas e dos nossos direitos. Esse movimento é apenas o inicio de uma campanha que pretende ser permanente. Nós colheremos muitos frutos não só em benefício da magistratura e do MP, mas da sociedade brasileira’, encerrou.

Sobre o Dia Nacional

O Dia Nacional pela Valorização da Magistratura e do Ministério Público foi promovido pela Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público da União (Frentas), integrada pela Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Associação Nacional do Ministério Público Militar (ANMPM), Associação dos Magistrados da Justiça Militar Federal (Amajum), Associação dos Magistrados do Distrito Federal e Territórios (Amagis/DF), e Associação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (AMPDFT), em articulação com a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp).


Saída do Congresso em direção ao STF


Cerca de 2 mil pessoas participaram do Ato Nacional