Procuradora-chefe do MPT no DF e Tocantins toma posse com a presença da ANPT

Tomou posse na tarde de ontem (26/09) a nova procuradora-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho do Distrito Federal e Tocantins (10ª Região), Ana Cláudia Rodrigues Bandeira Monteiro. A solenidade foi realizada no auditório da Procuradoria-Geral do Trabalho, em Brasília e contou com a presença do vice-presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Carlos Eduardo de Azevedo Lima, que representou a entidade na ocasião.
Em seu discurso, Azevedo Lima ressaltou os trabalhos realizados pela Regional do MPT com abrangência nacional, como o caso do acordo firmado entre a instituição e a União, onde esta se compromete a erradicar a terceirização irregular em órgãos da Administração Direta. O procurador elogiou os membros do MPT na PRT-10 e disse que “mesmo com todos os problemas enfrentados por eles, assim como em outras Regionais, a exemplo da carência de recursos humanos, a inegável qualidade do trabalho desenvolvido tem sido reconhecida em todo o país”.

O procurador falou, também, sobre a atuação da nova procuradora-chefe, como nos casos de combate ao trabalho infantil, revista íntima, precarização das relações de trabalho, dentre outras, que, segundo ele, “são uma demonstração da relevância do trabalho desempenhado pela procuradora”. O representante da ANPT teceu, ainda, elogios à atuação da ex-procuradora-chefe, Daniela Varandas, e de toda a sua equipe.

A nova procuradora-chefe, por sua vez, falou que pretende continuar contando com o apoio da Procuradoria-Geral do Trabalho e reforçou que na Regional existe um espírito de grupo que impera entre os membros. Disse, também, que o procurador-chefe substituto, Joaquim Rodrigues Nascimento, será o seu “braço direito ao longo do seu mandato”. Ana Cláudia Monteiro comentou, ainda, que pretende implantar na PRT-10 “um alargamento dos canais de comunicação com a sociedade”, visto que é a população o principal foco do trabalho do MPT.

Compuseram a mesa de honra da solenidade de posse, além do vice-presidente da ANPT e da empossada, o procurador-geral do Trabalho, Luis Antonio Camargo de Melo, o presidente do TRT-10, o desembargador Ricardo Alencar Machado, e o presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas do DF (AATDF), Nilton Correia, que na ocasião representou o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A diretora de assuntos jurídicos da ANPT, Marici Coelho de Barros Pereira, assim como o corregedor nacional do MPT, Jeferson Luiz Pereira Coelho, o corregedor-geral do MPT, José Neto da Silva, advogados, membros e servidores, tanto da PRT-10 como da PGT, desembargadores, subprocuradores-gerais, magistrados e promotores de justiça, também, prestigiaram a solenidade.