Homenagens

45 ANOS DE CARREIRA

Caríssimos amigos e amigas,

Registramos que a Procuradora Regional Maria Vitoria Süssekind Rocha completou, em 19 de dezembro, 45 anos de dedicação à Sociedade e à Instituição, um feito histórico, recorde absoluto, algo a celebrar. Em 07/02/1979, testemunhou a fundação da ANPT e o tempo de carreira decerto supera o de vida da maior parte dos colegas.

Vitória nasceu em 20 de dezembro, mas o ingresso no Ministério Público do Trabalho, na véspera do aniversário de 1975, foi uma dádiva, na verdade, para a Classe, que pode orgulhar-se de ter uma decana doce, elegante, otimista, bem-humorada, solidária, combativa e engajada, que não se deixa esmorecer.

Não há quem a conheça e, de plano, não se sinta diante de uma mulher absolutamente encantadora.

A amabilidade transparece na voz grave, meio rouca, a cada palavra, no mínimo gesto, no olhar.

Na Primeira Região, à qual se vinculou desde sempre, Vic, como carinhosamente é chamada, se tornou uma sábia e incontestável unanimidade, entre pares, servidores, estagiários e terceirizados.

Há quase duas décadas integra o núcleo que combate a exploração do trabalho da criança e do adolescente. A garra, a entrega, o aguçadíssimo senso de justiça e o desejo de transformar a realidade social impressionam. Genuinamente trata, como se fossem seus, os filhos e as filhas de todo o mundo.

É presença constante na vida do Presidente apaixonado, que, como um dos subscritores desta mensagem, após externar a evidente suspeição, faz questão absoluta de destacar ter perdido a conta de quantas vezes Vitória o levou à gargalhada e, na mesma medida, enxugou-lhe o pranto, a despeito da própria vontade de chorar, pois, embora com o coração partido, mantém-se disposta a aconchegar o dos amigos e amigas, com a rara habilidade de dizer, sem perder a autenticidade, mais “sim” do que “não”.
Apreciadora da arte, principalmente do cinema, com o amor abundante que a caracteriza, de tudo de bom e profícuo é capaz pelo bem-estar da única filha, Ana Carolina, mestre em Administração de Empresas e Negócios, do neto Pedro Paulo e da neta Giovana, com 18 e 8 anos, respectivamente, afetuosos como a avó, filha de Maria Heloiza e de Alberto de Rezende Rocha, advogado e político no Amazonas.

Um dos sobrenomes remete a Arnaldo Süssekind, primo-irmão da mãe, jurista genial, ex-Procurador-Geral do Trabalho, ex-Ministro do Tribunal Superior do Trabalho e coautor da Consolidação das Leis do Trabalho, por cuja integridade zelou até o último suspiro.

Fato é que, acima de quaisquer referências, jamais exaustivas, ninguém recebe o nome de “Vitória” ou o de “Maria”, por acaso ou mera coincidência.

Compadecida e triunfante – essa é a nossa Maria Vitória!

É um privilégio estar na Diretoria Associativa e, em nome dos Procuradores e Procuradoras, prestar esta homenagem, tão singela quanto merecida, que resulta da extraordinária satisfação de saber que ela está conosco, como colega e associada, com vigor, fé e o firme propósito de permanecer.

Um forte e fraterno abraço.

Rio de Janeiro, 21 de dezembro de 2020.

JOSÉ ANTONIO VIEIRA DE FREITAS FILHO/LYDIANE MACHADO E SILVA
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROCURADORES DO TRABALHO
Presidente/Vice-Presidenta

Contato

 
SBS Quadra 2 Bloco "S" Ed. Empire Center
Salas 1103 a 1108 11º andar
Brasília/DF CEP: 70070-904
 
(61) 3325.7570 e Fax.: 3224.3275
 
anpt@anpt.org.br