Carta do Reconecta estabelece propostas para promover a inclusão, cidadania e visibilidade das pessoas com deficiência

A Conferência e Exposição Nacional de Inclusão e Acessibilidade (Reconecta), realizada pelo MPT entre os dias 3 e 5 de dezembro, com a participação da ANPT, de movimentos sociais e instituições públicas, resultou na elaboração da Carta do Reconecta, composta por propostas para a efetivação da inclusão de pessoas com deficiência na sociedade.

Entre as propostas está a articulação da rede de atendimento e apoio às pessoas com deficiência, preservando-se o papel de cada elemento – assistência social, medicina, fisioterapia, educação e outros –, de modo a fortalecer as conexões e otimizar os recursos.

Também consta da Carta a proposta de “garantia de pleno acesso à educação inclusiva, aos postos de trabalhos públicos e privados e a espaços de decisões, com ampla participação das pessoas com deficiência, por meio de tecnologias assistivas e de transporte acessível”, assim como o “apoio dos parceiros na conscientização dos setores produtivos sobre a importância do efetivo cumprimento da reserva de cargos voltados às pessoas com deficiência”.

De acordo com a coordenadora nacional de Promoção da Igualdade do MPT, Adriane Reis, a intenção é a de avançar, de registrar o conhecimento para que se possa caminhar no sentido de promoção efetiva da cidadania da pessoa com deficiência em todos os espaços da vida social, pessoal e profissional. “Esperamos assim ter cumprido com a nossa função de buscar a superação do preconceito, que se pauta na ignorância acerca das potencialidades e capacidades das pessoas com deficiência”, declara.

Clique aqui e confira a íntegra da Carta.