Notícias

LIVE: Resiliência e adaptação em tempos de pandemia

Nesta quarta-feira (17), a Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT) promoveu a live “Resiliência e adaptação em tempos de pandemia”. A transmissão teve como apresentador o presidente da entidade, José Antonio Vieira de Freitas Filho. O debate, mediado pela procuradora do Trabalho Cirlene Luiza Zimmermann, contou com a participação dos médicos psiquiatras Pedro Shiozawa e Maria Christina Rodrigues Menezes.


Durante o debate, temas relacionados à saúde mental dos trabalhadores(as) foram discutidos pelos especialistas convidados. Para o médico psiquiatra, Pedro Shiozawa, um dos principais problemas psíquicos que afetam a população brasileira são relacionados à ansiedade. “Os sintomas ansiosos são interessantes, pois se manifestam no corpo e fazem com que as pessoas procurem atenção médica. Hoje, os principais transtornos psiquiátricos no hospital ou em pronto-atendimento são crises de ansiedade”, afirmou.


A sensação de impotência do trabalhador(a) foi outro ponto discutido durante a transmissão. Segundo os médicos, a falta de planejamento ocasionada pela pandemia deixa todos apreensivos com o futuro, não só os profissionais da saúde como a população de uma forma geral. “Quem não tem medo está insensível a tudo o que está acontecendo. É importante que as novas informações causem uma sensação de bem-estar individual e coletivo. O trabalho não pode ser um fator adoecedor, porque ele é a minha segunda identidade. Eu não posso ter a minha identidade adoecida, pelo menos eu não deveria ter”, declarou a médica psiquiatra, Maria Christina.


Já o presidente da ANPT reiterou a importância e a qualidade do trabalho exercido remotamente, em diversas searas. “A ANPT como entidade de classe está tão convencida da excelência do trabalho desenvolvido remotamente, que acaba de convencer o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) a declarar que o trabalho remoto não é incompatível com o dever constitucionalmente imposto do membro residir na comarca de lotação e, interpretando esse dever como exigível, se de outro modo ele não conseguir honrar com seus compromissos e deveres institucionais”, afirmou José Antonio Vieira.


O vídeo completo da live está disponível no canal da ANPT no Youtube.

Tags: , ,

Contato

 
SBS Quadra 2 Bloco "S" Ed. Empire Center
Salas 1103 a 1108 11º andar
Brasília/DF CEP: 70070-904
 
(61) 3325.7570 e Fax.: 3224.3275
 
anpt@anpt.org.br