ANPT participa da posse de três novos membros do Ministério Público do Trabalho

Foi realizada nesta quinta-feira, 22/03, solenidade de posse de três novos membros do Ministério Público do Trabalho (MPT), aprovados no 20° concurso para procurador do Trabalho. Foram empossados no cargo Luísa Nunes de Castro Anabuki, Greice Carolina Novais de Souza Ribeiro e Honorato Gomes de Gouveia Neto. O presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Ângelo Fabiano Farias da Costa, e a vice-presidente da entidade, Ana Cláudia Bandeira Monteiro, participaram da cerimônia, realizada na Procuradoria-Geral do Trabalho, em Brasília.

Durante o evento, a nova procuradora do Trabalho Luísa Anabuki discursou em nome dos empossandos e lembrou que essa foi a primeira posse de membros do MPT ocorrida após a entrada em vigor da reforma trabalhista, que precarizou as relações de trabalho. “A Justiça do Trabalho e o MPT são alvo de críticas sem lastro na realidade, que vêm do incômodo causado pelo espraiamento de direitos. A afirmação e a concretização do Direito do Trabalho são agredidas porque o trabalho, além de constituir elo indissociável da própria identidade humana, é catalisador de todos os demais direitos, de todas as dimensões”, ressaltou.

O presidente da ANPT, por sua vez, parabenizou os empossados e ressaltou que o ingresso de novos membros no MPT “com o comprometimento e dedicação que vocês tiveram, não temos dúvida nenhuma que traz uma nova oxigenação para a instituição”. “Nós precisamos, hoje, de gente com muita garra, muita determinação pare que enfrentarmos esse período tão difícil para os direitos humanos e para os direitos fundamentais. Estamos vivendo um momento em que o próprio Ministério Público e a Justiça do Trabalho são imensamente questionados, mas cada nova posse renova as nossas esperanças”, disse Farias da Costa.