Congresso Brasileiro de Gestão no Ministério Público

Teve início nesta segunda-feira (22/11) o 1° Congresso Brasileiro de Gestão no Ministério Público, promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). O vice-presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Carlos Eduardo de Azevedo Lima, participou da solenidade de abertura do evento que visa discutir e disseminar práticas em governança institucional, com foco em transparência, prestação de contas e responsabilidade corporativa.
Na solenidade de abertura, o Corregedor Nacional do CNMP, Sandro Neis, relembrou a atuação do Conselho e falou sobre a necessidade de se buscar uma unidade no Ministério Público brasileiro. Segundo ele, apesar dos desafios a serem enfrentados, esse objetivo deve ser comum entre os ramos do MP. “É certo que não temos orçamento ou verbas para oferecer, muito menos equipamentos ou móveis, contudo temos a disposição de ser o canal de comunicação, o parceiro nas horas difíceis e o órgão motivador das discussões que devem pautar todos os segmentos”, disse.

Neis ressaltou, ainda, a importância do Congresso para o trabalho que vem sendo desenvolvido na instituição e afirmou que ele é um exemplo da concretização das missões do CNMP. A conselheira Cláudia Chagas, por sua vez, traçou um histórico do Conselho, para em seguida apresentar o projeto do planejamento estratégico do Ministério Público.

Segundo a conselheira, 2010 é um ano de mudanças e o planejamento estratégico do Ministério Público é um dos grandes marcos do CNMP nesse período. “Esse, talvez, seja o nosso maior desafio, mas, também, o maior feito”, destacou. Chagas explicou o desenvolvimento do planejamento, a missão, a visão e os valores do CNMP.

Entre os temas em debate no 1° Congresso Brasileiro de Gestão no Ministério Público estão planejamento estratégico, interatividade na comunicação digital do setor público, gestão por competências, governança em tecnologia da informação e comunicação pública. Na programação, estão previstas palestras e painéis com especialistas como a cientista política Maria Teresa Sadek, o doutor em Administração de Empresas e em Ciência da Computação pela Universidade de Maryland (EUA) Fuad Gattaz Sobrinho, o especialista em gerenciamento de projetos, portfólio e riscos e ex-presidente mundial do Project Management Institute (PMI) Ricardo Vargas e o doutor em ciências contábeis pela Universidade de São Paulo e especialista em governança institucional Walmor Slomski, entre outros.

As discussões serão mediadas ou conduzidas pelos conselheiros do CNMP. O evento vai até a próxima quarta-feira (24/11), no Hotel Royal Tulip, em Brasília.