Reunião da Conatrae tem participação da ANPT

Integrantes da Comissão Nacional de Combate ao Trabalho Escravo (Conatrae) reuniram-se nesta segunda-feira (13/12), em Brasília, para discutir temas de interesse do grupo, assim como receber a nova presidente da Comissão, a futura ministra da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH), Maria do Rosário. O presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Sebastião Vieira Caixeta, e o vice-presidente, Carlos Eduardo de Azevedo Lima, representaram a entidade na ocasião.


Durante a reunião foi apresentada a metodologia de avaliação do 2º Plano Nacional de Combate ao Trabalho Escravo que, segundo o jornalista da ONG Repórter Brasil Leonardo Sakamoto, é o documento que representa parte da opinião dos integrantes da coordenadoria. O repórter explicou, ainda, que 66 metas do plano foram avaliadas e que ele ainda se encontra em processo de avaliação.

A nova presidente da Conatrae falou da satisfação em estar à frente da Coordenadoria e informou que dará continuidade ao trabalho que vinha sendo executado sob a liderança do ministro Paulo Vannuchi. Rosário disse ainda que pretende ajudar no trabalho de articulação no Congresso Nacional, para que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 438/2001, conhecida como a PEC do Trabalho Escravo, seja amplamente discutida e votada no próximo ano. “O parlamento brasileiro deve a apreciação da PEC do trabalho escravo para o povo brasileiro”, afirmou.

Além da diretoria da ANPT, participaram da reunião da Conatrae, também, o subprocurador-geral do Trabalho Luis Antônio Camargo de Melo, o coordenador geral da Conatrae, José Armando Fraga Diniz Guerra, a representante do Ministério do Trabalho e Emprego Ruth Vilela, o senador José Nery (PSOL-PA), e representantes de outras entidades apoiadoras da luta contra o trabalho escravo no país.